Home / Economia / Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia a partir de 16 de abril

Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia a partir de 16 de abril

A partir de 16 de abril, a conta de luz não virá mais com cobrança extra. A tarifa extra estava em vigor desde setembro do ano passado e gerava um acréscimo na fatura de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia justificou a medida à época, em meio à  crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021.

As usinas ainda são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

Em declaração em suas redes sociais, o presidente da República Jair Bolsonaro propagou que a redução deve girar em cerca de 20%.

Pior seca

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente Jair Bolsonaro antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

Sobradinho

  • Níveis de água da barragem de Sobradinho também atingiu ápice em 2022/ Foto: Governo Federal

 

No último dia 1° de abril, a Chesf informou que o reservatório da UHE Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade – 34,1 bilhões de metros cúbicos d’água.

A marca foi alcançada pela última vez em 2009, há 13 anos. O diretor de Operação da estatal, João Henrique Franklin, conta que desde o início do período úmido na bacia do Rio São Francisco, com fortes chuvas no alto São Francisco, foi visto o aumento gradativo do volume d’água no rio e o acúmulo devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios da Chesf.

Fonte: Redação JS com Agência Brasil

 

 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *