
A vacina já foi e, para muitos, ainda é subestimada. Os relatos de pessoas, tanto aqui no Sertão quanto o resto do mundo, que preferem não “arriscar” tomar a vacina contra a Covid-19 são reais e vem das mais diferentes camadas sociais. Mas o tempo vem mostrando justamente o que muitos preferirem não ver: Quem não está imunizado corre mais risco de ter complicações com a Covid-19.
No Sertão pernambucano não é diferente. Segundo a médica pneumologista Dra Morgana Carolina, dos pacientes internados em Petrolina nos leitos do UTI Covid, “a grande maioria é de não vacinados e de vacinados com mais de seis meses, sem o reforço”.
Ainda não foi divulgado pelo município nenhum levantamento desse tipo, mas as informações que estão nos prontuários médicos já são suficientes para sustentar a necessidade de dose reforço, independentemente do tipo de vacina aplicada. Em entrevista ao Jornal do Sertão, a bióloga Mary Ann Saraiva, que está debruçada nos números da Covid-19 no Vale do São Francisco, comentou sobre o cenário atual da doença na região sertaneja.

Alta de casos
No comparativo entre Petrolina e Juazeiro, os boletins epidemiológicos sempre demonstram que o município pernambucano registra mais casos do que a cidade do Norte da Bahia. No entanto, para o bióloga, a explicação é simples: Petrolina testa mais do que Juazeiro. “Há uma testagem com um maior número de pontos de testagem do que Juazeiro que testa muito pouco desde a pandemia inteira”, afirmou.
Importância da testagem
Para Mary Ann Saraiva, o momento pede ainda mais atenção de todos. “Qualquer pessoa com sintoma gripal hoje precisa suspeitar da covid-19, mesmo se vacinado. A vacina não é pra não ter a doença de forma nenhuma. É para reduzir a gravidade da doença e dar mais chance ao sistema imunológico de se defender da doença, assim como todas as outras vacinas virais. E, consequentemente, menor agravamento do quadro”, destacou.
A dose reforço
O resumo é simples: ninguém está livre da Covid-19. Por isso, além de realizar o teste em casos de sintomas gripais ou qualquer indício de virose, como diarreia, chegou no terceiro dia já faz o teste, mesmo os vacinados. “A nossa perspectiva é que as pessoas tomem a vacina de reforço porque a imunidade da vacina ela é de maior duração. Por isso, tem acontecido a ampliação da faixa etária que já tem acesso né a terceira dose a dose de reforço”.
Manutenção dos cuidados
Como realmente a pandemia não acabou, é preciso manter todos os cuidados. “O uso de máscara e a higiene com as mãos é muito importante. A máscara de tecido precisa ser trocada e, de preferência, ela deve ter três camadas de tecido. Uma máscara de tecido que não seja com três camadas de tecido, é parcialmente ineficaz.









